Página Inicial > DICAS PARA CONCURSOS PÚBLICOS > Como montar um método de estudos…

Como montar um método de estudos…

Após tomada a decisão por prestar concursos públicos (ver o que escrevi no post “Autoconfiança, o primeiro passo”), o “concurseiro” precisa traçar uma estratégia de estudos,  todavia, não sem antes das seguintes advertências.

Antes de mais nada, é preciso saber quanto tempo ele tem disponível para se dedicar aos estudos. Aconselho que  faça um quadro horário, de uma em uma hora, de toda a semana dele, quiçá mensal. Assim, terá um panorama dos dias e horários que poderá se dedicar aos estudos.

Essa é a hora da avaliação: “O quanto ele quer passar naquele concurso e quanto isso vale a pena ao concurseiro”? Se achar que o tempo disponível de estudos é escasso (e normalmente é, não é preciso se desesperar…), deverá estabelecer prioridades na sua vida. Por exemplo: “É mais importante passar no concurso ou assistir a algum seriado de TV”? Enfim, as situações são infinitas e cabe a cada qual estabelecer metas e prioridades nesse momento, já que a situação é deveras pessoal. Todavia, não se pode olvidar que as privações serão temporárias ao passo que o cargo será permanente. O concurseiro está apenas postergando um lazer ou hobby para depois da sua aprovação.

Feito isso, é o momento de separar quantas horas diárias ou semanais (se só pode estudar aos finais de semana) ele disponibilizará para atingir o seu sonho.

É de bom alvitre que o concurseiro tenha a consciência de que essa caminhada pode durar meses ou até anos, para que esteja preparado psicologicamente às intempéries que fatalmente surgirão. De nada adianta traçar um cronograma de estudos com 18 horas por dia. Em poucos meses ele estará estafado e não conseguirá atingir seu objetivo. É como uma maratona, não se pode iniciá-la como uma corrida de 100 metros, já que não se terá fôlego para concluir a jornada.

Ademais, a experiência mostra que tudo o que é rígido demais tende a resistir menos (veja o bambuzal que resiste a todas as ações do tempo em razão da sua flexibilidade). Destarte, o cronograma de estudos deve ser seguido, sempre que possível, à risca. Mas evidente que ele comporta flexibilização. O importante é que este não se torne a regra. Por exemplo, abandoná-lo sempre que algum “amigo” o chame para “baladas”. Mais uma vez, exige-se a valoração e preferência por aquilo que é mais importante na vida do concurseiro.

O momento de lazer (compreendido também o convívio com familiares e com a religião), ao contrário do que muitos pensam, não deve ser abandonado, apenas relativizado se o caso. Mesmo que o concurseiro trabalhe o dia todo, deve reservar um tempo para o descanso e o lazer, cuja a quantidade de tempo vai depender de cada um (o necessário para repor as energias). Lembro-me da história do lenhador, o qual na ânsia por cortar mais árvores a cada dia, percebeu que à medida que os dias se passavam cortava menos árvores. Esqueceu de reservar um tempo para amolar o machado.

Advirta-se que não há motivo nenhum para desanimar caso o tempo encontrado para os estudos seja considerado pequeno mesmo depois de renunciar a inúmeros afazeres. A quantidade de estudos, no mais das vezes, não está ligada à qualidade dos estudos.

Colocada a questão nesses termos, encontrado o tempo disponível aos estudos, é hora de montar o método de estudo, o qual será objeto de outro post. (Aguardem as cenas do próximo capítulo…).

 

About these ads
  1. FABIANE
    18 de março de 2013 às 17:19

    DR. MARCELO….ESTAVA LENDO O SEU BLOG E ACHEI MUITO INTERESSANTE. SOU FUNCIONÁRIA DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA HÁ 25 ANOS – TRABALHEI NO FÓRUM DE SÃO VICENTE E, ATUALMENTE, ESTOU NO FÓRUM DE COSMÓPOLIS, SENDO QUE MEU MAIOR SONHO E CONSEGUIR CHEGAR AO CARGO DE JUÍZA. AGRADEÇO, DESDE JÁ, AS DICAS DADAS QUE, COM CERTEZA SERVIRAM DE INCENTIVO. ATENCIOSAMENTE.

  2. Christ
    4 de junho de 2012 às 12:42

    Fantástico o seu blog, principalmente no que trata de concurso para iniciante, eu me enquadro nessa categoria e suas explicações tem ajudado bastante.
    Obrigado

  3. Juliana Bello
    3 de junho de 2009 às 11:23

    Parabéns pela iniciativa, Yukio!

    O seu blog é deveras interessante. Acompanhá-lo tem sido muito agradável.

    A junção de temas atuais e dicas acerca dos estudos é receita de sucesso para o concurso e certamente para o seu blog!!

    Cordialmente, Juliana

    • marcelomisaka
      3 de junho de 2009 às 11:30

      Valeu Ju!Fico feliz em saber que ele é útil! Bjos!

  4. Jaqueline
    1 de junho de 2009 às 12:50

    Dr.

    Marcelo excelente post. Aliás, o seu blog tem sido bastante incentivador aos meus estudos.
    Sucesso em sua carreira. Parabéns pela atualização quase diária.

    Atenciosamente

    Jaqueline

    • marcelomisaka
      1 de junho de 2009 às 14:43

      Obrigado. Fico feliz em saber que estou ajudando. Aliás, eis o intuito central do blog!

  1. 28 de janeiro de 2012 às 09:31
  2. 3 de junho de 2009 às 12:54

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: