Inicial > PROJETOS SOCIAIS COM O PODER JUDICIÁRIO > Câmara Municipal de Assis aprova projeto de juiz corregedor da região

Câmara Municipal de Assis aprova projeto de juiz corregedor da região

15 15-03:00 abril 15-03:00 2010 Deixe um comentário Go to comments
Eis mais um belo exemplo de consciência social mostrado pelo Dr. Adugar Quirino do Nascimento Souza Júnior. É fato que inúmeros egressos tentam reingressar no mercado de trabalho, todavia, são marginalizados em razão do seu passado.
Não encontram outro caminho, com efeito, e retornam às atividades delitivas, pois suas personalidades não estão alicerçadas em valores morais suficientes a resistir tais contratempos. Ante a ausência de freios aos estímulos criminosos, mais fácil torna-se a reincidência.
É certo que o determinismo, por si só, não justifica a prática infracional. Todavia, por desencargo de consciência, dando ao egresso meios de se regenerar, optando ele pelo outro caminho, mais fácil, legítima e tranquila se torna a tarefa de fazer incidir a tutela penal com a reprovação estatal ao delito praticado.

A Câmara Municipal de Assis aprovou no último dia 22/3 projeto de lei que institui no município o programa de inserção de egressos do sistema penitenciário no mercado de trabalho.
O projeto, apresentado pelo juiz Corregedor dos Presídios de Assis e de Paraguaçu Paulista, Adugar Quirino do Nascimento Souza Júnior,  autoriza ainda o Poder Executivo a conceder subvenção econômica às pessoas jurídicas que contratarem egressos do sistema prisional do Estado.
A iniciativa tem por fundamento o Programa “Começar de Novo”, instituído pelo Conselho Nacional de Justiça, bem como o programa Estadual de Apoio ao Egresso do Sistema Penitenciário – Pró-Egresso, de autoria da Secretaria de Administração Penitenciária, em conjunto com a Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho.
O objetivo do programa é promover a reintegração social dos egressos do sistema prisional, presos em unidades de regime semiaberto, aberto e apenados com penas restritivas de direito, considerando que a qualificação profissional e o trabalho são indispensáveis ao processo de reinserção na sociedade, ao acesso à condição de cidadania e a conseqüente diminuição da vulnerabilidade social e do índice de reincidência criminal.
Na cidade de Assis, assim que sancionada e publicada a lei, as empresas que participarem de licitações poderão disponibilizar 5% de vagas de mão de obra aos egressos cadastrados na Central de Atendimento ao Egresso e à família de Assis que atua em convênio com a Vara de Execuções Criminais.
O projeto também prevê a possibilidade do Município disponibilizar subvenção econômica a empresas privadas que contratarem egressos do sistema prisional, com domicílio em Assis, previsão inédita no âmbito do Estado de São Paulo.
Agora, o projeto deverá ser remetido ao prefeito municipal de Assis, Ézio Espera, para ser sancionado e transformado em lei a partir de sua publicação no Diário Oficial do Município.

  1. juliane
    28 28-03:00 julho 28-03:00 2010 às 20:19

    tenho uma amiga que errou no seu passado, foi presa hoje está lutando para sobreviver na sociedade faz 2 anos que ela esta livre, mas nao consegue um trabalho por que as pessoas chegam a chamá-la para testes mas quando vê que ela já (cumpriu cadeia) se recusam em contrata-la ela tem segundo grau completo e já fez pedagogia, é uma pessoa normal que está tentando viver normal mas infeslismente as pessoa não a vê assim, gostei muito desse projeto só quero que ajudem minha amiga a realizar esse sonho que é trabalhar com sua carteira assinada e assim ganhar o seu dinheiro honestamente espero que vocês entrem em contato comigo e assim ajudem minha amiga não só ela mas muitas pessoa que estão vivendo infelismente esse preconceito…

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário