Inicial > PROJETOS SOCIAIS COM O PODER JUDICIÁRIO > Câmara Municipal de Assis aprova projeto de juiz corregedor da região

Câmara Municipal de Assis aprova projeto de juiz corregedor da região

Eis mais um belo exemplo de consciência social mostrado pelo Dr. Adugar Quirino do Nascimento Souza Júnior. É fato que inúmeros egressos tentam reingressar no mercado de trabalho, todavia, são marginalizados em razão do seu passado.
Não encontram outro caminho, com efeito, e retornam às atividades delitivas, pois suas personalidades não estão alicerçadas em valores morais suficientes a resistir tais contratempos. Ante a ausência de freios aos estímulos criminosos, mais fácil torna-se a reincidência.
É certo que o determinismo, por si só, não justifica a prática infracional. Todavia, por desencargo de consciência, dando ao egresso meios de se regenerar, optando ele pelo outro caminho, mais fácil, legítima e tranquila se torna a tarefa de fazer incidir a tutela penal com a reprovação estatal ao delito praticado.

A Câmara Municipal de Assis aprovou no último dia 22/3 projeto de lei que institui no município o programa de inserção de egressos do sistema penitenciário no mercado de trabalho.
O projeto, apresentado pelo juiz Corregedor dos Presídios de Assis e de Paraguaçu Paulista, Adugar Quirino do Nascimento Souza Júnior,  autoriza ainda o Poder Executivo a conceder subvenção econômica às pessoas jurídicas que contratarem egressos do sistema prisional do Estado.
A iniciativa tem por fundamento o Programa “Começar de Novo”, instituído pelo Conselho Nacional de Justiça, bem como o programa Estadual de Apoio ao Egresso do Sistema Penitenciário – Pró-Egresso, de autoria da Secretaria de Administração Penitenciária, em conjunto com a Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho.
O objetivo do programa é promover a reintegração social dos egressos do sistema prisional, presos em unidades de regime semiaberto, aberto e apenados com penas restritivas de direito, considerando que a qualificação profissional e o trabalho são indispensáveis ao processo de reinserção na sociedade, ao acesso à condição de cidadania e a conseqüente diminuição da vulnerabilidade social e do índice de reincidência criminal.
Na cidade de Assis, assim que sancionada e publicada a lei, as empresas que participarem de licitações poderão disponibilizar 5% de vagas de mão de obra aos egressos cadastrados na Central de Atendimento ao Egresso e à família de Assis que atua em convênio com a Vara de Execuções Criminais.
O projeto também prevê a possibilidade do Município disponibilizar subvenção econômica a empresas privadas que contratarem egressos do sistema prisional, com domicílio em Assis, previsão inédita no âmbito do Estado de São Paulo.
Agora, o projeto deverá ser remetido ao prefeito municipal de Assis, Ézio Espera, para ser sancionado e transformado em lei a partir de sua publicação no Diário Oficial do Município.

Anúncios
  1. juliane
    28 de julho de 2010 às 20:19

    tenho uma amiga que errou no seu passado, foi presa hoje está lutando para sobreviver na sociedade faz 2 anos que ela esta livre, mas nao consegue um trabalho por que as pessoas chegam a chamá-la para testes mas quando vê que ela já (cumpriu cadeia) se recusam em contrata-la ela tem segundo grau completo e já fez pedagogia, é uma pessoa normal que está tentando viver normal mas infeslismente as pessoa não a vê assim, gostei muito desse projeto só quero que ajudem minha amiga a realizar esse sonho que é trabalhar com sua carteira assinada e assim ganhar o seu dinheiro honestamente espero que vocês entrem em contato comigo e assim ajudem minha amiga não só ela mas muitas pessoa que estão vivendo infelismente esse preconceito…

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: