Inicial > DICAS PARA CONCURSOS PÚBLICOS > Não há vencedor sem dificuldades!

Não há vencedor sem dificuldades!

O clima de Copa do Mundo trouxe uma reflexão sobre conquistas, imediatamente refletida nos concursos públicos. Em ambos há vitoriosos.

 Durante a preparação há dias depressivos ao candidato. Quase sempre quando a dúvida do sucesso surge para lhe importunar. Tal pode ocorrer com uma notícia de reprovação, na necessidade de retomar a jornada, o sentimento de incapacidade, ou até num dia simples e rotineiro dos estudos.

 Esse pensamento, às vezes tão intenso, chega a ser um sentimento. Mas normal a todos os candidatos, fruto da imprevisibilidade do futuro. Claro, se tivéssemos a garantia do sucesso ou até do fracasso, não se criariam expectativas e por isso nem angústias.

 Depois de certo período dedicado aos estudos a impressão que se tem é que o candidato está trancafiado sozinho em um quarto, apenas com uma janela. Nesta se limita a observar a vida alheia e até a sua passar, enquanto se debruça nos livros sem qualquer segurança de que seus investimentos (financeiros, sentimentais e profissionais) compensarão o tempo “perdido”.

 Há mesmo uma tortura emocional nisso tudo, não raro agravada pela incompreensão de quem se poderia esperar apoio, pela descrença de outros ou por ocorrências imprevistas da vida (morte, doença, acidente de pessoas queridas, por exemplo).

 Nessa quadra de desgaste psicológico, de nada adianta o estudo. Melhor que antes saneie essa fissura emocional que se apresenta.

 Como temos a estranha mania de nos consolar quando o problema é comum a várias pessoas e não só nosso, primeiro o candidato precisa saber que esse momento ocorre com todos aqueles que anseiam atingir seus sonhos. As causas podem diferir, mas a conseqüência é comum.

 Depois é imprescindível também o controle emocional para reafirmar aquilo que ele se propôs a fazer quando do início da sua preparação. Se o candidato acreditou que conseguiria, ele é capaz para tanto. Precisar buscar no fundo da alma se preciso, a motivação para enfrentar qualquer contratempo. A vitória sem percalços é conquista sem glória.  

 Quanto mais dificuldades são vencidas, maior é a glória da conquista. É bom pensar que a cada dia estudado, a cada página de um livro lida, a cada dificuldade superada, é um obstáculo vencido rumo ao sucesso pessoal e profissional.

 O candidato precisa se conscientizar que ao chegar onde almeja, olhará para trás e se orgulhará de todas as renúncias, dos sacrifícios, dos momentos de lazer reduzidos, das horas de estudos, enfim, de tudo aquilo que foi vivido até a láurea.

 Isso é outro ponto em comum a todos os vitoriosos. Todos possuem uma história de sacrifícios, renúncias e sofrimentos, e nenhum deles desanimou ou sucumbiu. Acreditou no seu potencial e por isso é vitorioso.

 A sabedoria da vida prepara uma espécie de seleção natural dos vencedores, em qualquer coisa que a pessoa se propuser a fazer. A superação pessoal e das dificuldades faz parte do processo de seleção e formação de campeões, seja no esporte ou na vida.

 Daí porque o leitor que pretenda escrever a sua história vitoriosa precisa ter a coragem de enfrentar seus desafios ao invés de acomodar-se e lamentar por eles. O único responsável pelo destino da sua vida é você mesmo, pois é o único condutor.

 

Anúncios
  1. gutemberg de lima
    18 de novembro de 2013 às 22:49

    gutemberg de lima :
    ok, o senhor é meu pastor e nada me faltara

  2. gutemberg de lima
    18 de novembro de 2013 às 22:48

    ok, o senhor é meu pastor e nada me faltara

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: